7 de junho de 2014

Real Gazeta Invicta

Foi no Fórum Fantástico 2013 que a Invicta Imaginária fez a primeira apresentação pública da antologia. Falaram da iniciativa, do teor ficção especulativa enraizado numa cultura portuguesa. Teve o lugar o anúncio dos autores seleccionados, houve conversas com os autores que estiveram presentes. Mas as editoras quiseram fazer algo mais especial: além de dar a conhecer o projecto tencionaram retribuir ao público que assistiu à apresentação no Fórum Fantástico dando-lhe a provar um primeiro gosto do universo winepunk. Imaginaram, assim, com os esforços dos autores e os seus, publicar a Real Gazeta Invicta.

Pediram-me para elaborar o cabeçalho de um jornal fícticio, num estilo algo barroco1. Os autores da antologia foram convidados a escrever pequenas notícias relacionadas com os espaços dos seus contos. A Joana Neto Lima montou o jornal, complementado com anúncios elaborados por ateliers artísticos. Complementaria muito bem a antologia, achei uma ideia interessante de promover este projecto.

Se a Monarquia do Norte no ano de 1920 tivesse um jornal não seria exagero meu dizer que teria tido uma representação bem fidedigna pela Real Gazeta Invicta.

Na prática, trata-se de um fanzine, com poucas páginas e de um tiragem reduzida de exemplares. Foram oferecidas no dia da apresentação e as que sobraram tiveram um destino peremptório. Não se perspectiva a republicação do fanzine.


Primeira página da Real Gazeta Invicta,
com design da Joana Neto Lima e textos dos autores

1 - e para tal usei a font Optimus Princeps

Sem comentários: