3 de junho de 2014

Antologia Winepunk - progresso

Resolvi optar pelo estilo preto-e-branco para a Antologia Winepunk usando canetas de precisão (uso as Pigma da Sakura). Variando a grossura do traço, brinquei um pouco com jogo de luzes e sombras. Quanto mais espaçados os traços mais luminosa pode ficar a trama ou textura ou personagem.

Começo pelo contorno das personagens e preencho com algumas tramas para dar-lhes volumes. Aos cenários eu pinto como se com pincel ou no photoshop, experimento grossuras de traço para ter diferentes cores de cinza, tendo o cuidado que esses tons sejam diferentes das usadas nas personagens, para maior clareza. Às partes de cenário longínquas experimento não lhes dar contornos, deixo que somente os tons definam a forma. Certas partes de cenários ou roupa, dado o pouco nível de detalhes que algumas requerem, eu tento através de texturas ou rabiscos dar-lhes presença, só para "fingir" que está ali qualquer coisa.

Se o fundo fosse escuro, eu começaria por trás e depois avançava para as personagens, assegurando que estas têm mais luz e menos negro.

4 comentários:

Ana C. Nunes disse...

Adorei a descrição do teu processo. Já aprendi umas coisainhas. :)

João Ventura disse...

Parece-me reconhecer o conto desta ilustração... Mas também posso estar enganado... :P

rui alex disse...

Ana, felizmente que sim, pois eu aprendi imenso contigo. :)

rui alex disse...

Olá, João
Muito bem apanhado, sim!
Eu cortei o essencial mas parece que bastou este dois... :)