20 de setembro de 2013

Gisela & Jonathan: Daguerreótipo e Alguma Correspondência Via Tubo Pneumático



De: Gisela de Mascaranhas, Rua da Estrada, Tubo Pneumático 324
         Para: Jonathan Beresford, Campo dos Mártires da Pátria, Tubo Pneumático  438

                                          
“Querido Jonathan:
 Recordo-me que na tua última visita me falaste do interesse que tinhas em visitar a Exposição de Jardins Intra-Terrestres assim que ela chegasse à nossa cidade. Pois bem, ela já abriu há uma semana e eu ainda não recebi um único convite para a ir visitar. Imagina a minha desilusão.
Saber que os famosos lagartos gigantes de Lindenbrock, os cogumelos luminosos, as flores que não precisam de sol… todas essas maravilhas vão estar no nosso Palácio de Cristal e eu, talvez, não as chegue a ver. O meu pai, a minha única salvação, encontra-se demasiado ocupado para me acompanhar. Que tristeza…
Espero, no entanto, que tu já tenhas conseguido apreciar de perto todas os encantos que se escondem no interior do nosso planeta, afinal quando teremos outra oportunidade de as ver, sem ser nas nossas imaginações, ao ler relatos de jornais?
Bem, lá terei eu de me resignar.

Com toda a consideração do mundo, a tua amiga:
Gisela ”


Seis de Maio de 1865, 9h: 30min

---------------------------------------------------------

De: Jonathan Beresford, Campo dos Mártires da Pátria, Tubo Pneumático  438
      Para: Gisela de Mascaranhas, Rua da Estrada, Tubo Pneumático 324


“Cara Gisela:
Não fosse a tua gentil missiva e nem me teria lembrado da exposição; como tenho estado tão ocupado nas reuniões com o Sr Rubicão, a preparar os detalhes para a viagem que se avizinha, nem sequer tive oportunidade para seguir esse grande evento como gostaria. Só a chegada dos sáurios deve ter sido impressionante, uma verdadeira demonstração de organização e força nacional. Lamento não ter estado presente.
De facto, como tenho esta tarde livre de compromissos, teria o maior prazer em te acompanhar, se o teu pai autorizasse e tu tivesses disponibilidade, naturalmente.

Admiro muito o teu interesse por estas maravilhas científicas do nosso tempo; se me permites o elogio merecido, és uma jovem notável.
Com os melhores cumprimentos:
Jonathan Beresford (Te.)”

Seis de Maio de 1865, 10h: 26 min

------------------------------------------


De: Gisela de Mascaranhas, Rua da Estrada, Tubo Pneumático 324
      Para: Jonathan Beresford, Campo dos Mártires da Pátria, Tubo Pneumático  438

“Querido  Jonathan:
O meu pai já está a ajustar as lentes do Pau-De-Cabeleira, vou ter contigo ao local habitual às 14h00 em ponto!  Vou levar o meu melhor vestido de passeio!

Com toda a consideração do mundo (e não “cumprimentos” que, por melhores que sejam, já te disse, me parecem sempre formais demais), a tua amiga:
Gisela”

Seis de Maio de 1865, 11h: 00 min
 



Rui Leite - textos
Rui Alex - imagem

Sem comentários: