17 de agosto de 2012

ilustrações infantis

De 13 de Janeiro a 8 de Abril de 2012 esteve patente no Museu de Electricidade, Lisboa, a exposição da 5ª edição de Ilustrarte. 17000 visitantes!

Muito tempo depois da exposição não é relevante fazer dela menção senão para dizer que eu também participei no concurso. Mas não fui seleccionado para a expo, caso contrário já teria dito algo, claro (seria uma façanha, creio que só 5 portugueses em >1500 participantes). Quando assim é só resta resgatar do fundo da gaveta os trabalhos e colocar neste cantinho.

O tema é habitualmente ilustração infantil e participei com três ilustrações.


Queria algo a invocar as fábulas de La Fontaine e os contos de Grimm. Não sei se por preguiça ou por outra coisa, não andei a pesquisar muito ou de todo sobre essas referências, desenhei o que surgia na cabeça mas que pensava ser algo de familiar...

Não tenho queda para lápis de cor mas ocorreu-me que desenhos a lápis de cor seria algo que a criançada gostasse muito e as editoras favorecessem o estilo.
Ingénuo! Basta ver um punhado de livros para ver que ou é aguarela (poucos mas, ah, resistentes!) ou cores planas, sintéticas - minimalistas. Até escuras.
Dado o meu receio com lápis de cor, lembrei-me se podia usar antes de grafite e com tratamento digital os traços ganhassem cor. Penso ter ficado fixe.
Olhando para trás eu retiraria a "cortina" que envolve o desenho, deixava apenas que o desenho se esbatesse no branco.

Andei a experimentar mais o estilo, como fiz no Twotep. Dado a facilidade é provável que no futuro ainda faça mais ilustrações que aparentam arte tradicional.

Apesar de não ter sido seleccionado, a organização disponibilizou a lista de participantes. O meu nome aparece entre alguns dos mais reconhecidos ilustradores portugueses, menos mau :)
Agora, fica para a próxima oportunidade: Outono 2013.

6 comentários:

Ana C. Nunes disse...

Como te disse na altura, gostei dos teus trabalhos. Usaste cores fortes mas mantiveste o teu traço.

rui alex disse...

Muito obrigado, Ana.
Parece que ainda foi ontem :)

Na cozinha com a lipa disse...

Amei, adoro ilustração infantil, tive no meu curso no A.R.C.O, e estes estão de mais adoro mesmo, as cores, os traços ...

rui alex disse...

Olá Lipa, obrigado pela visita e tão amável comentário :)
Espero vir a ter a oportunidade de ver o que fizeste durante o curso.
O A.R.C.O. valeu a pena?

Loot disse...

altamente sr Rui e logo o leão e a raposa que tanto gosto.

abraço

rui alex disse...

muito obrigado, sr. Gabriel.
Um all-time favourite :)

abraço