29 de janeiro de 2015

Labirintos Lógicos

Como hoje é o Dia Internacional de Puzzles, pensei em desafiar os meus seguidores a resolver alguns puzzles, o que acham? :)
Tratam-se dos puzzles que elaborei há uns anos e que foram publicados no Almanaque Steampunk 2013.
[{Actualização: e doutros puzzles que foram publicados no Almanaque Steampunk 2015}].
No número anterior e inaugural, introduziram uma secção de jogos no almanaque, tal como os almanaques de outrora tiveram e dos quais basearam este almanaque steampunk, e nessa altura tinha achado que seria uma ideia fantástica que essa secção de jogos viesse a ter puzzles lógicos de futuro. O almanaque steampunk seria excelente para colmatar o que considero estar muito em falta, não obstante ser de temática steampunk e por isso algo restrita, que é de apresentar desafios lógicos em forma de brincadeiras e puzzles. Sim, podemos pensar agora no Sudoku, mas há tanto mais do que isso. Os que me dão mais prazer em resolver são os "labirintos lógicos". São como os labirintos que conhecemos bem, em que temos de encontrar a saída, mas há regras a serem cumpridas nas decisões que temos de tomar ao optar por um de vários caminhos. Na verdade, os caminhos não são desenhados, não há "paredes" ou limitações físicas, mas há uma área de jogo.
Melhor é descobrir os puzzles originais e a sua história em Logic Mazes. Há de diferentes tipos e de diferentes complexidades para experimentar!

Os puzzles matemáticos são fixes por duas razões:
- apenas é necessário um lápis ou o próprio dedo. Basta imprimir e jogar na hora, ou guardar num livro e resolver naqueles minutos à sombra de uma árvore ou enquanto se espera pelo filme.
- pode ser jogado por apenas uma pessoa. Quantas vezes se procurou por alguém com quem jogar ao Jogo do Galo ou Pontos e Quadrados? Não são necessárias mais pessoas, o único adversário aqui és tu próprio.
E sobretudo porque é divertido.

Claro que é um assunto que não interessa a muita gente, é certo que há coisas mais entusiasmantes a fazer, mas espero que os puzzles publicados tenham encontrado aquela pessoa que ansiava por (re)encontrar desafios como este.

Além de publicar os puzzles, vou também deixar umas dicas em forma de exemplo, é um exclusivo do meu blog :p
(receio que possa não ter explicado muito bem como se jogam...)

2 comentários:

olind g disse...

Dificuldades c o 3 Ae o 4

rui alex disse...

sensacional, obrigado por teres experimentado os puzzles :)

o terceiro é o mais difícil, pelo feedback que tenho recebido, confesso que até eu vi-me perdido quando me esqueci da solução.
o quarto ainda podes conseguir. os saltos são ou de um ou de dois passos, talvez consigas ver a solução recuando um passo ;)