Fez hoje este blogue 10 anos. Ainda não havia redes sociais mas havia muito que os blogues tinham deixado de ser o pináculo da então chamada “internet 2.0”. Quando finalmente deixei-me encantar com a ideia de ter um blogue pessoal, passara muito tempo a resistir-me a aderir a essa moda. Provavelmente, achava que não saberia como fazer ou como haveria de ter coisas para mostrar.
Nessa altura tinha começado a publicar pequeninhas BDs em fanzines, com material produzido para concursos de BD ou sendo material inédito. Tinha ficado evidente, através dos outros autores, que um blogue seria uma maneira ideal para chegar as histórias aos olhos e mãos dos leitores. Havia que criar um portfólio, mostrar arte, divulgar histórias. Não sabia mas acabaria por descobrir: o blogue permite exprimir ideias e pensamentos pessoais, posso fazer todo o tipo de histórias sem confinar-me a restrições. Senão, claro, uma: a inspiração, ou a falta dela. Ah, e falta de tempo (e doutras coisas).
Vamos a números, como manda a tradição no aniversário de um blogue. Em dez anos foram criadas 213 entradas, contou com 231 comentários e viu ultrapassar 28 mil visualizações. Fico muito contente com estes números e por ter o blog acarinhado e tão comentado, mesmo que tenham sido as mesmas cinco pessoas a fazê-lo :). A nível pessoal, julgo que são os números com que eu estava a contar: o ano com mais publicações foi o de 2014 com 34 entradas, uma média de 4 por mês. Em dez anos a média desce para nem duas entradas por mês. O que, na verdade, não está francamente mau, deixa-me satisfeito. O importante é desenvolver ao ritmo próprio enquanto é conciliado com outras coisas.
A BD Dia da Terra está nos lugares cimeiros de visualizações, fruto, provavelmente, da partilha no twitter, mas o grande campeão, de longe, mas de longe, é o dedicado ao Oubapo. Mais que surpreso, estou intrigado. Nunca pensei que tanta gente fosse consultá-lo, que fosse pesquisar esse estranho conceito: a entrada contou com 253 visualizações, a que corresponde igual número de pessoas, se estou certo?
Há muita coisa que não registo no blogue. Por exemplo, os estudos e doodles que vou fazendo, que vêm sendo feitos cada vez menos, para o bem ou para o mal (para o mal). Também não registo as ilustrações e BDs que o visitante pode encontrar em livros publicados. Prefiro não delongar-me demasiado mas já encontrei-me em dilemas de decidir publicar ou não no blogue os desenhos que estão nos livros. Vou deixar essa decisão para os editores, se assim quiserem, mas reservei sempre para os livros esses desenhos. Há um lugar para cada coisa.
Cresceu muito nestes dez anos, o moço. Ganhou irmãos. Eu também cresci um pouco (um nico assim). Confesso o pequeno prazer que é olhar para o menu do lado direito. Cresceu a pequena lista de historietas para quem quiser ler. Cresceu a lista dos temas a que regresso sempre. Cresceu a lista de amigos que ganhei através deste blogue.
Uma última nota a registar nesta festa. Para dizer a verdade, provavelmente a data passar-me-ia ao lado, conhecendo-me como conheço. Foi só ao publicar a nova página do fan-art do Lone Wolf and Cub é que apercebi-me que era a décima página. “Que pena”, pensei eu, “é um número bonito. Estou nisto há dez anos, podia ter feito qualquer coisa para comemorar”. Quando fui confirmar a data da primeira entrada apanhei uma surpresa: não só o blogue ainda não tinha dez anos de existência, como só o faria para o próximo ano que vinha. “Ora, que coisa mais estranha…”. Fica aqui um pequeninho desafio matemático para quem gosta.Pista: é pela mesma razão que o ano 2000 faz parte do milénio passado, embora tivéssemos feito a "festa do milénio" na noite de 31 de Dezembro de 1999.